quinta-feira, 3 de abril de 2008

DESCOBERTAS

As primeiras descobertas

De acordo com a Historio, Tales de Mileto, filosofo Grego, que viveu antes de cristo é um dos sete sábios da Grécia. Foi ele o primeiro a observar fenômenos elétricos e tentar explicar cientificamente. Como a sua obra nao foi preservada, sabemos apenas de citações de outros cientistas que viveram depois dele.
Durante muito tempo não foram realizados pesquisas e experimentos sobre eletricidade, conforme os registros que dispomos. A segundo fase da história da eletricidade começou com William Gilbert entre 1500 e 1600. Gilbert era contemporâneo de Galliu é considerado o criador do método experimental. Ele retornou as experiências de Teles e criou o termo “elétrico”.
Foi o físico alemão Otto Vam Guericke que reproduziu as experiências de Gilbert e constatou haver duas espécies de corpos elétricos, ao mesmo tempo em que atrai objetos leves, alguns desses corpos se atreem mutuamente, em quanto outros se repelem, após serem atritados. Deve-se ainda a Von Guericke a construção da primeira máquina eletrostática, provalvemente a primeira da história.

As primeiras explicações

Estudos sobre fenômenos elétricos tiveram prosseguimentos pelo físico inglês Stepfem Gray entre 1666 e 1736, ele verificou que a eletricidade dos corpos pode ser conduzida por meio de fios ligando os corpos. Gray verificou em suas Experiências que alguns fios conduziam eletricidades e outros não conduziam o que ele chamou de condutores e isolantes.

O que se sabe hoje

A idéia de fluido elétrico e dos dois tipos de eletricidade permaneceu por muito tempo. Com o desenvolvimento da ciência da eletricidade e por volta de 1887 e com a descoberta do elétron, partícula elementar da matéria, apareceu uma explicação do que aconteceria de fato quando dois corpos se eletrizam. A explicação completou quando a estrutura do átomo foi mais bem compreendida, no início do século XX.
Sabe-se hoje que todos os corpos são constituídos de átomos. Admite-se que cada átomo possui um núcleo central constituído de nêutrons, partículas sem cargas elétricas. Prótons com partículas positivas e presente no núcleo do átomo e finalmente os elétrons com cargas negativas e girando em torno do núcleo em órbitas chamadas eletrosfera.

Nenhum comentário: