sábado, 5 de abril de 2008

CORRENTE ELÉTRICA

VEJA AS DIVERSAS DIFINIÇÕES DE CORRENTE ELETRICA

Corrente elétrica - é o movimento ordenado de partículas eletricamente carregadas. Vamos explicar a corrente elétrica a partir de um condutor metálico (um fio elétrico, por exemplo). Dentro desses condutores há muitos elétrons livres descrevendo um movimento caótico, sem direção determinada. Ao aplicar-se uma diferença de potencial entre dois pontos do metal (ligando as pontas do fio a uma bateria, por exemplo), estabelece-se um campo elétrico interno e os elétrons passam a se movimentar numa certa ordem, constituindo assim a corrente elétrica.
Corrente elétrica - é definida como a razão entre a quantidade de carga que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor num intervalo de tempo. A unidade de medida é o Coulomb por segundo (C/s), chamado de Ampère (A) no SI em homenagem ao físico e matemático francês André-Marie Ampère (1775-1836).
Corrente elétrica - consiste no movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. A corrente elétrica é definida como corrente elétrica real (sentido do movimento dos elétrons) e corrente elétrica convencional (consiste no movimento de cargas positivas).
Condutor - é todo material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material não permite essa mobilidade dos elétrons, ele é dito isolante, por exemplo, madeira. Há dois tipos de corrente elétrica:
Corrente contínua - gerada por pilhas e baterias.
Corrente alternada - gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas. A corrente elétrica que circula através dos
resistores, pode transformar energia elétrica em energia térmica, sob efeito joule.
Nos capítulos anteriores estudamos as leis e teorias envolvidas com a eletrostática, isto é com a carga em repouso. Neste capítulo começaremos nossos estudos dos fenômenos relacionados com a carga em movimento. Até o ano de 1800 o desenvolvimento técnico da eletricidade consistia meramente em produzir cargas estáticas por fricção. Alguns experimentos nesta época usam recursos naturais, como por exemplo, os raios, para os estudo dos fenômenos eletrostáticos. Em 1752 Franklin realizou o seu famoso experimento produzindo descarga elétrica, em uma arraia (pipa).
Somente, em 1800, aconteceu um evento de grande importância prática: Alessandro Volta (145-1827) inventou a bateria elétrica e com produziu o primeiro fluxo de carga elétrica em um laboratório. Este experimento abriu uma nova era, transformando nossa civilização.
Quando existe um fluxo resultante de carga através de uma área qualquer, dizemos que há uma corrente através desta área. Se um corpo isolado for colocado em um campo eletrostático, as cargas no condutor rearranjam-se de modo a tornar o campo nulo e o potencial constante no seu interior. O movimento das cargas no processo de redistribuição constitui uma corrente transiente de curta duração, que cessa quando o campo no interior do condutor for nulo. Para manter uma corrente contínua precisamos de algum modo, manter uma força sobre as cargas móveis do condutor. Esta força pode ser proveniente, por exemplo, de um campo eletrostático E. Tal foça é denominada "força de arrastamento".
O movimento de uma partícula carregada livre em um condutor é muito diferente da de uma partícula no espaço vazio. Depois de uma aceleração momentânea, ela sofre uma colisão inelástica com uma das partículas fixas no condutor, perde a velocidade que havia adquirido na direção da força motriz, começando tudo novamente. Assim, ela se move no sentido da força de arrastamento com uma velocidade média chamada de velocidade de arrastamento.

Nenhum comentário: